Um passeio



Acabo de fechar a porta de casa. Desço as escadas e estou cá fora com um sol, maravilhoso. Tenho um desejo enorme de ir pela linha do comboio mas, as obras na nova estação impedem que o realize.

Na máquina dos bilhetes introduzo € 0,90, um preço “agradável” para uma viagem cómoda até ao Porto. Em menos de sete minutos estou na estação de Campanhã. Saio e dirijo-me à plataforma do Metro. Valido o andante, e aguardo pelo próximo veículo.
A viagem de metro é agradável e enquanto percorremos um dos maiores túneis da rede do Metro (entre Campanhã e Trindade) recordo as minhas viagens diárias quando apanhava o metro para o trabalho.
A recordação foi pequena porque rapidinho cheguei à estação “Casa da Música”. Dirijo-me de seguida à Rotunda da Boavista onde apanho o autocarro que me leva até ao Castelo do Queijo. Está uma tarde fantástica de sol. O mar está um pouco picado, talvez do vento que se faz sentir um pouco, mas nada disso é impedimento para alguns surfistas darem o seu show. Fico por ali um pouco apreciando a arte de surfar e só sou interrompido quando alguém atrás de mim dá um grande trambolhão de bicicleta. Nada de grave.
Começo o meu passeio a pé pela marginal. Homem do Leme, Molho, Ingleses…Hummmm que saudades do Verão mas ao mesmo tempo que delícia de passeio por estas bandas com o mar como companhia e tão pouca gente a passear. Alguns idosos, um ou outro casal de namorados e uma cara simpática na esplanada das Pedras, com um livro na mão e atendendo o telemóvel (devia ser o namorado).
Depois de quase uma hora de passeio estou no jardim do Passeio Alegre. Decido fazer o resto da viagem de Eléctrico. “TlimTlim, Carvalhosa”. Sento-me do lado direito, assim tenho o Rio e o Sol como companheiros de viagem até ao “Infante” bem perto da Ribeira. Uma viagem agradável e cheia de nostalgia.
Volto a fazer o resto do caminho a pé. Jardim do Infante, Rua Mouzinho da Silveira onde comecei a trabalhar com 15 anos (já lá vão muitos anos), Estação de S. Bento, Praça da Liberdade, Avenida dos Aliados e Café Guarany. Afinal está na hora de tomar qualquer coisa.

---
[07/20] - Um passeio
20 textos_20 anos

3 comentários:

  1. Passeei consigo... passei pertinho de casa... e relaxei! 👏👏👏😘

    ResponderEliminar
  2. Um belo passeio, com sabor a nostalgia...
    Sabe sempre bem...
    Beijinhos e muita saúde para poder continuar a desfrutar de momentos tão simples como este.
    Afinal é na simplicidade que se vivem os melhores momentos...

    ResponderEliminar
  3. Gostei de passear pelo Porto na sua companhia...

    Bom fim de semana prolongado, querido amigo, abraço com carinho :)

    ResponderEliminar